Os sucos naturais são realmente efetivos para emagrecer?

Durante muito tempo se tem associado o consumo de sucos naturais com a perda de peso. Não é estranho ver a imagem de uma pessoa que esteja em dieta para emagrecer com um copo de suco de frutas, geralmente de laranja. Entretanto, existem opiniões adversas sobre as propriedades saudáveis (ou não) dessas bebidas.

sucos naturais

Sucos embalados 100% naturais

Quanto menos você consumir, melhor. Em primeiro lugar, porque muitas vezes não são 100% naturais como dizem e tem um mistura de ingredientes artificiais. Em segundo lugar, porque costumam acrescentar açúcar extra, além dos açúcares das frutas.

Na maioria das vezes, estes sucos “naturais” são uma mistura de água, açúcares, saborizantes, colorantes, aromatizantes e algumas gotas de suco de fruta. Em outras ocasiões, ainda que os fabricantes utilizem, por exemplo, suco de laranja real, esse tem que ser armazenado durante bastante tempo em tanques livres de oxigênio para preservá-lo até a altura de ser embalado. Esse armazenamento provoca perda de sabor e de aroma e logo necessitam saborizantes artificiais para recuperar o gosto da laranja. Resumindo, todos os sucos embalados contêm muito pouco de natural.

Sucos de frutas feitos em casa

E o que acontece se você prepara seu próprio suco em casa? Você pode espremer laranjas ou também utilizar uma centrifuga para obter um suco de maçã, de abacaxi ou inclusive de varias frutas e verduras.

Pode ter certeza de que os ingredientes sejam totalmente naturais, porém o espremedor e a centrifuga retiram a fibra da fruta, por esse motivo o suco tem uma elevada concentração de açúcar, similar a de um refrigerante comum, que é absorvida rapidamente e passa ao sangue provocando picos de glicemia (açúcar no sangue) e de insulinemia (insulina no sangue).

Definitivamente não são recomendáveis para pessoas diabéticas ou com resistência à insulina, tampouco para os que querem emagrecer, por sua riqueza em carboidratos simples e o baixo valor de saciedade que produzem. Basta ver como você se sente tão satisfeito logo depois de tomar um suco de 3 laranjas e como se sente ao comer essas mesmas 3 laranjas inteiras, uma depois da outra.

Definitivamente, a fruta inteira é muito mais saciante que o suco e se metaboliza de maneira diferente por causa da fibra que contém, a qual retarda a absorção dos açúcares.

Vitaminas de Frutas

Se você quer desfrutar de uma bebida com sabor de frutas, pode escolher utilizar o liquidificador. Também pode acrescentar gelo (para conseguir um efeito granizado), sementes ou algumas verduras. A vantagem de utilizar o liquidificador é que permite incorporar a fruta inteira, inclusive algumas delas com casca.

Somente terá de escolher uma tigela de frutas em pedaços, coloca-las no liquidificador, acrescentar gelo e água e terá seu suco de frutas. Esta bebida terá açúcares, porém se usa menos quantidade de fruta e se conserva a fibra.

Este tipo de sucos, também chamados de vitaminas, podem ser incluídos com moderação nas dietas para emagrecer porque hidrata e sacia. Se recomenda beber somente um copo por dia, fazê-los com uma fruta ou varias e também acrescentar verduras (aipo, espinafres, cenouras, beterrabas), e preferencialmente, tomá-los com o café da manhã. Vale esclarecer que ainda que sejam mais saudáveis que as opções anteriores, não substituem a fruta inteira.

Agora que você já sabe que um suco de laranja não é tão saudável como você acreditava, poderá desfrutar do sabor cítrico preparando uma refrescante vitamina de laranja e cenoura, sem se exceder com os açúcares.

Vitamina de laranja, gengibre e cenoura

Ingredientes:

  • 1 laranja media, sem casca e sem caroços.
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 1 cenoura pequena, sem casca
  • 1 copo de água
  • 2 cubos de gelo

Para preparar você só precisa colocar todos os ingredientes no copo do liquidificador e ligar durante 1 minuto. Notará que a consistência é mais espessa que a de um suco normal, pela presença das fibras, porém o sabor cítrico será delicioso.

Deixar um comentário