A cinta modeladora serve para praticar esportes e reduzir o abdômen?

Um de nossos leitores perguntou sobre o uso da cinta modeladora durante a prática de esportes. Ele ouviu falar que o acessório fortalece os músculos da cintura e reduz o abdômen.

Será que é verdade?

A cinta modeladora é uma peça que muitas pessoas utilizam diariamente ao praticar esportes. Na maioria dos casos, o produto é fabricado com materiais como o neoprene, que fornecem calor na área do abdômen e na região lombar. O acúmulo de calor foi o responsável pela fama das cintas de reduzir a cintura e eliminar a gordura localizada. Isso não passa de um mito, pois a gordura por si só não desaparece nem é queimada. O processo é outro.

É verdade que a cinta aquece a região da cintura, ainda mais se utilizada durante a prática de esportes, já que não deixa a pele transpirar corretamente. Este calor faz com que o usuário sue e perca grandes quantidades de líquido através do suor, que também elimina muitas toxinas. Entretanto, isso não proporciona a eliminação da gordura de nenhuma forma. A única maneira de fazê-lo é por meio de exercícios físicos e dieta.

Por ser um acessório ajustado ao corpo, além de não ajudar a perder gordura, a cinta pode se tornar um transtorno durante a prática de esportes. A pressão que a vestimenta exerce no corpo pode impedir a circulação sanguínea adequada. Não se esqueça de que a cintura possui veias importantes que se comunicam com o coração. Por isso, não é recomendável obstrui-las, porque a circulação pode não funcionar normalmente.

Como mencionamos, a cinta modeladora exerce uma grande pressão na cintura, o que pode ser um problema na hora de praticar exercícios que liberem boa parte da tensão nessa região, tanto na parede abdominal quanto na lombar. Embora não seja recomendável usar o acessório de maneira habitual, a cinta pode ser útil para fortalecer a cintura, desde que suporte a tensão por si só.

cinta-para-afinar-a-cintura

Deixar um comentário